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nov

08

Taxa de conversão | O que é e como calcular?

Por: Equipe FastCom - Categorias: CRO

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Há pouco tempo falamos aqui em nosso blog sobre otimização de conversão – para os mais íntimos, o CRO. Em um breve resumo, podemos definir o termo como a realização de melhorias para aumentar a taxa de conversão. Mas espera aí, do que se trata essa taxa de conversão? Resolvemos fazer um post exclusivo para destrinchar o tema e de uma vez por todas, te deixar por dentro do assunto.

Entendendo os princípios da taxa de conversão

Para entender o que é a taxa de conversão, é imprescindível traçar um panorama sobre como a conversão acontece em si e como chegamos a determinados resultados. Vamos partir do princípio de que você já usa o Google Analytics para o seu site e tem uma noção básica das métricas.

A aba conversão e as metas do Google Analytics

A aba conversão no Google Analytics não está ali por acaso. Para que ela funcione corretamente na análise do seu site é necessário configurar metas (goals). Entenda as metas como objetivos previamente delimitados em seu site: preenchimento de um formulário, assinatura de feed, pedido de orçamento, páginas visitadas ou outras. Estes são alguns exemplos do que pode ser considerado uma meta.

Assim que estas URLs de metas são configuradas no GA, automaticamente são gerados relatórios do seu site e a taxa de conversão é uma das análises da ferramenta. Mas o que isso quer dizer?

A taxa de conversão é um resultado que você obterá automaticamente no GA ou simplesmente em uma conta no excel. Basicamente, o que a ferramenta faz é uma regra de três, usando para isso as visitas do seu site e o número de conversões (metas alcançadas). Normalmente, a taxa de conversão não passa dos 3% e esta numeração varia de acordo com as práticas de CRO utilizadas em seu site. Vamos a um exemplo?

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Se aumento minha taxa de conversão,
aumento as visitas?

Apesar do número de visitas ser um dado utilizado para o resultado de uma taxa de conversão, isto não quer dizer que haja uma relação de proporcionalidade entre os dados, ou seja, posso aumentar minha taxa de conversão com práticas de CRO (e obtendo, deste modo, um público mais qualificado) porém com o mesmo número de visitas. Agora, se a taxa de conversão diminuir, isso não será um reflexo necessariamente de poucas visitas mas sim, do quanto usual está o site.

Como aumentar a taxa de conversão?

Podemos entender a taxa de conversão como resultado das iniciativas implementadas no site. Por exemplo: se buscamos melhorar o site para fazer com que cada visita seja uma possível conversão, meu resultado será um. Se, por outro lado, melhorarmos a usabilidade, layout e desenvolvimento, meu resultado será outro. E pode ter certeza, muito melhor.

Vale lembrar que a ‘conversão’ que falamos até aqui, não necessariamente representa lucro. Num primeiro momento, isto pode variar de acordo com as necessidades do seu negócio: é o que chamamos de estimular o público à ação. Deste modo, podemos fazer uma lista de métricas e causas que influenciam diretamente na taxa de conversão:

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A taxa de conversão é uma preocupação contínua, visto que seu site sempre pode inovar de alguma forma para trazer mais e mais público (e futuras conversões).

Dúvidas e sugestões? Fique à vontade para deixar-nos um recado aqui nos comentários do post.
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Equipe FastCom

De onde vêm as boas ideias? Nós também não temos certeza, mas tentamos descobrir e gerá-las juntos, a cada dia que passamos unidos por um bem comum. Uma equipe muito comprometida com o aprendizado e a captação de bons resultados em Marketing Digital para cada cliente, de cada nicho. :D


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