Loja Virtual WooCommerce – Cashback TeraWallet

Você pode implementar um sistema de cashback na sua loja virtual WooCommerce, através do plugin TeraWallet. Este plugin já está disponível para os clientes do plano de Loja Virtual Woocommerce aqui da FastCom.

Você pode baixar o plugin direto no repositório oficial do WordPress. Note que é necessário que você já tenha o WooCommerce instalado e configurado para o TeraWallet funcionar corretamente.

Configuração

Depois do plugin instalado e ativado na sua loja virtual WooCommerce, você vai ver a opção TeraWallet na sua barra lateral esquerda. Clique na opção para passarmos pelas configurações do plugin

Na tela inicial do plugin, temos os detalhes de cada carteira. Você verá uma listagem de todos os usuários da sua loja virtual WooCommerce

Para começar, vamos adicionar um saldo em umas das contas. No exemplo abaixo a conta escolhida foi a conta “admin”. Clique na engrenagem ao lado do usuário que você deseja adicionar o crédito: 

Na tela de ajuste de saldo, você terá 3 campos, “Valor”, que você digitará o valor da operação, o “Tipo”, que pode ser “Crédito” ou “Débito”, e uma “Descrição” que servirá para controle interno e também poderá ser vista pelo cliente na página “Minha conta”. No exemplo abaixo, adicionaremos R$ 1.000,00.

Após clicar em “Salvar”, você será direcionado para a página de “Detalhes da transação” onde poderá conferir as informações.

Ao clicar novamente em TeraWallet, você verá que agora o usuário está com R$ 10.000,00 de saldo, enquanto os outros permanecem zerados.

Partindo para opção de “Ações” no menu do TeraWallet, temos 4 opções podem ser configuradas para que os usuários ganhem dinheiro no seu site:

  • Registro de novo usuário: Você pode dar um bônus para o usuário quando ele efetuar o cadastro na sua loja virtual;
  • Creditar usuário por review de produto: Você pode dar um bônus para o usuário quando ele efetuar um review de um produto na sua loja virtual;
  • Visitas diárias: Você pode dar um bônus para o usuário quando ele visitar sua loja virtual;
  • Indicações: Você pode dar um bônus para o usuário que indicar novos usuários para sua loja virtual;

 

Clique no botão “Setup” na linha de “Registro de novo usuário” para repassarmos as configurações da ação.

São 3 campos simples:

  • “Habilitar/Desabilitar”;
  • “Valor” que será o valor que cada usuário receberá ao criar a conta;
  • “Descrição” é o texto que aparecerá no extrato do usuário na página “Minha conta”.

No exemplo a seguir, vamos habilitar a regra, vamos alterar o valor para R$ 20,00 a descrição permanecerá o texto padrão. Clique em “Salvar alterações” depois que alterar as opções desejadas.

 

Ao criarmos um usuário de teste, podemos ver no menu “TeraWallet” que a regra configurada previamente já está ativa e funcionando corretamente.

Voltando ao menu “Ações” clique no botão “Setup” ao lado da opção “Creditar usuário por review de produto”.

Da mesma forma que a ação anterior, temos a opção Habilitar/Desabilitar, o campo “Valor” que você deverá digitar o valor que o usuário receberá ao enviar um review do produto, e o campo “Descrição” que será a mensagem que aparecerá no extrato do usuário na página “Minha conta”.

 Habilite a ação, coloque o valor e a descrição desejada e clique em “Salvar Alterações”.

Ainda no menu “Ações”, clique no botão “Setup” ao lado da opção “Visitas Diárias” 

Seguindo a mesma lógica das outras opções, você vai marcar a opção “Habilitar/Desabilitar”, preencher o campo “Valor” com o crédito que você deseja conceder ao usuário por visitar seu site, digitar na caixa de texto “Excluir funções” as funções que usuários que você NÃO deseja conceder crédito por visitar sua loja virtual, e a “ Descrição”, que aparecerá no extrato do usuário na página “Minha conta”

 

Habilite a ação, coloque o valor, digite as funções que deseja excluir da ação e a descrição desejada e clique em “Salvar Alterações”.

Finalmente, vamos realizar a configuração da última ação. No menu “Ações”, clique no botão “Setup” da ação “Indicações”.

Configure as opções abaixo conforme sua necessidade:

 

Na seção “Indicação de visitantes”:

 

1 – Habilite a ação;

2 – Defina o valor que o usuário receberá ao indicar um novo visitante;

3 – Defina  a periodicidade e o limite de vezes que o visitante receberá o valor da indicação;

4 – Altere a descrição se necessário;

 

Na seção “Indicação de registros”:

 

5 – Defina o valor que o usuário receberá ao indicar uma pessoa que efetua o registro na sua loja virtual;

6 – Defina  a periodicidade e o limite de vezes que o visitante receberá o valor da indicação;

7 – Altere a descrição se necessário;

8 – Selecione o formato do link de indicação;

9 – Clique em “Salvar alterações”.

Partindo para a área de “Configurações”, na aba “Geral” definiremos primeiramente os parâmetros do produto de recarga da carteira do usuário.

 

1 – “Título do produto de recarga”: Será o título do produto usado para efetuar a recarga da carteira do usuário da sua loja virtual;

2 – “Imagem do produto de recarga” – Selecione uma imagem que representa a recarga da carteira do usuário;

3 – “Valor da mínimo da recarga” – O menor valor que o usuário poderá selecionar para efetuar a recarga;

4 – “Valor máximo da recarga” – O maior valor máximo que o usuário poderá selecionar para efetuar a recarga;

Com estes 4 parâmetros encerramos a configuração do produto de recarga;

 

5 – “Posição do ícone da carteira” – Nessa opção, serão exibidas as posições de menus disponíveis na sua loja virtual;

 

6 – “Deduzir saldo automaticamente para pagamento parcial” – marque esta opção se você deseja direcionar o cliente para o checkout para efetuar o pagamento do total do seu pedido. 

 

As opções de 7 a 10 são referentes ao processo de transferência de fundos entre carteiras. Se você não deseja habilitar este recurso, pule para o item 11.

7 – “Permitir transferência entre carteiras” – Marque esta opção se deseja permitir que os usuários transfiram saldo entre si;

8 – “ Valor mínimo para transferência” – Digite um valor mínimo para transferência entre carteiras de usuários;

9 – “Tipo de cobrança de transferência” –  Selecione se deseja cobrar uma taxa fixa por transferência ou um percentual do valor transferido;

10 – “Taxa de transferência” – Valor da transferência. O valor assumirá o formato selecionado na opção anterior.

11 – “Pagamento na entrega” – Aqui nesta área, ficarão listados todos os meios de pagamento disponíveis na sua loja virtual, no caso do ambiente de testes, selecionaremos o único disponível. 

Ainda em “Configurações”, selecione a aba “Opções de Crédito”

1. Programa de recompensa cashback: Habilita ou desativa o programa de cashback para sua loja virtual

As opções de configuração para o cashback são variadas baseando-se na regra de cashback e no tipo de cashback. Iremos mostrar todas as opções mas é importante notar que certas configurações aplicam-se apenas para regras ou tipos específicos de cashback.

1. Programa de recompensa cashback: Habilita o  cashback e as configurações de cashback da sua loja virtual.

2. Processar cashback: Define em quais etapas do pedido o cashback será calculado pelo WooCommerce.

3. Regra de cashback: Define a regra do cashback. Pode ter como opção Carrinho, Produto ou Categoria de Produto.

4. Tipo de cashback: Define o tipo do cashback. Pode ser percentual ou valor fixo.

Os campos abaixo do campo 4 – tipos de cashback – variam conforme a combinação escolhida dos campos 3 e 4. Veja o slide o exemplo:

1. Valor do cashback: Valor fixo que o produto dará de cashback.

1. Valor do cashback: Valor fixo que o carrinho finalizado dará de cashback.

2. Valor mínimo no carrinho: Valor mínimo de carrrinho para que o cashback seja efetivado.

1. Valor do cashback: Valor fixo que será aplicado na categoria de produto

2. Permitir valor mínimo de cashback: Habilita o valor mínimo no cálculo de cashback da categoria de produto (É necessário ter configurado um valor de cashback na categoria desejada)

1. Valor do cashback: Valor em porcentagem que o produto dará de cashback.

2. Valor máximo de cashback: Valor fixo máximo de cashback.

1. Valor do cashback: Valor percentual que o carrinho finalizado dará de cashback.

2. Valor mínimo no carrinho: Valor mínimo de carrrinho para que o cashback seja efetivado.

3. Valor máximo de cashback: Valor fixo máximo de cashback.

1. Valor do cashback: Valor fixo que será aplicado na categoria de produto

2. Valor máximo de cashback: Valor fixo máximo de cashback.

Permitir valor mínimo de cashback: Habilita o valor mínimo no cálculo de cashback da categoria de produto (É necessário ter configurado um valor de cashback na categoria desejada)

Definida a regra e o tipo do cashback temos a última configuração – referente ao depósito de fundos para a carteira.

1. Cobrança de taxa via gateway de pagamento: Habilita cobrar do cliente uma taxa para adicionar fundo a sua carteira

2. Tipo de Cobrança: Tipo da taxa que será cobrada. Pode ser um valor fixo (x = x reais) ou um valor percentual (x = x%)

Área A: Lista todos os métodos de pagametos ativos na loja virtual e sua respectiva taxa para adição de fundos. No exemplo do print temos o seguinte resultado para uma adição de R$ 100,00 na carteira de fundos:

Transferência bancária direta (1%)

  • Loja virtual cobra R$1,00 de taxa
  • Carteira do cliente recebe um depósito de R$99,00

Cheque (5%)

  • Loja virtual cobra R$5,00 de taxa
  • Carteira do cliente recebe um depósito de R$95,00

Pagamento na entrega (10%)

  • Loja virtual cobra R$10,00 de taxa
  • Carteira do cliente recebe um depósito de R$90,00

Ao fim das configurações você tem o botão para salvar suas alterações e assim encerramos essa parte.

Método de Pagamento

Ainda é possível utilizar a carteira como método de pagamento para compras na loja virtual.

Essa configuração não fica localizada no painel do plugin mas sim no painel de Pagamentos do WooCommerce, localizado em WooCommerce > Configurações > Pagamentos.

A. Habilita ou desabilita este método de pagamento para a loja virtual

B. Título do método de pagamento

C. Descrição do método de pagamento – Aparecerá no checkout como um texto explicativo ao selecionar o método de pagamento

D. Instruções do método de pagamento

Carteira do cliente

Devidamente configurado, o Terawallet exibe seu saldo e o ícone definidos nos locais escolhidos, no nosso caso no Menu Principal.

O Terawalle também fornece endpoints para você possa acessar os dados da sua carteira como cliente. No nosso exemplo temos o item Minha carteira configurado para o endpoint da carteira. Vamos a ele!

Clicando em Minha carteira você tem acesso ao seu saldo com histórico de transações da carteira e quatro botões para ações:

1. Recarga de carteira: Adiciona fundos para sua carteira

2. Transferêcias: Transfere seu saldo entre carteiras

3. Transações: Histórico de transações da carteira

4. Indicações: Link para indicação (afiliado) e estatísticas das indicações

Recarga de carteira

1. Valor: Valor que o cliente deseja adicionar para sua carteira

Ao clicar em Adicionar, o cliente é redirecionado para o checkout para finalizar sua recarga.

Transferência

1. Email de quem receberá a transferência

2. Valor da transferência (Não está incluso nesse valor a taxa de transferência)

3. Mensagem para quem receberá a transferência.

4. Botão para transferir os fundos

Você receberá a notificação caso sua transferência seja realizada com sucesso.

Note que nosso saldo era de R$10,00 e após transferir R$5,00 foi para R$4,00. Isso acontece porque nossa loja possui a configuração de taxa de R$1,00 por transferência.

Desse modo temos a fórmula de transferência

Saldo = (Saldo Antigo − Valor da transferência) − Taxa de Transferência

Já na página inicial da Carteira de quem recebeu a transferência, você pode ver o histórico de transações e o exemplo utilizado com nossa mensagem.

Transações

Similar a um extrato bancário, na seção Transações você tem um histórico de movimentação da sua carteira.

Indicações

Para que essa parte funcione satisfatoriamente é necessário que a configuração esteja correta. Vale dar uma conferida em  TeraWallet > Ações > Indicações

1. Aqui o cliente tem o seu link de indicação para compartilhamento e suas estatísticas

2. Número de visitas oriundas do link de indicação

3. Número de registros oriundos do link de indicação

4. Ganhos oriundos de ações do link 

Loja

Logo no catalogo de produtos da loja temos a indicação de quais produtos têm cashback e seu valor. Neste exemplo utilizamos a modalidade de cashback Categoria De Produto com um valor percentual de 10% de cashback e a opção “Permitir valor mínimo de cashback habilitada“.

Mas espera ai, somente o produto B está com 10% de cashback e o Produto C está com um valor acima de 10% – Explico: A modalidade Categoria De Produto habilita para que cada categoria tenha um valor de cashback distinto – caso a categoria não tenha um valor configurado, ela recebe o valor geral da modalidade (10%)

Neste cenário, o produto A recebe 1% de cashback por estar configurado em uma categoria com cashback em valor percentual de 1% e porque habilitamos a opção Permitir valor mínimo de cashback.

O produto B, com uma categoria sem cashback definido, recebe o valor percentual de 10% que é o valor padrão definido nas configurações em Categoria De Produto

Por fim, o produto C é uma categoria com cashback em valor fixo de R$5,00. Apesar de 10% de R$45,00 ser menor do que o valor fixo de cashback de R$5,00 o que prevalece é o cashback da categoria do produto.

Página de Produto

Na página de produto, por padrão, o aviso do cashback virá logo após o preço do produto. Lembre-se que esse plugin adiciona a funcionalidade do cashback mas o estilo e a customização ficam por conta do desenvolvedor via CSS customizado.

Carrinho

No carrinho você terá o aviso do cashback na barra de notificações do WooCommerce.

Checkout

No checkout, implementado com Cartflows, você também tem o aviso do cashback que será creditado pela compra e a possibilidade de utilizar como método de pagamento os créditos da carteira.  (Seção A)

Obrigado (Pós Checkout)

Ao finalizar o checkout você tem a tela de Obrigado com os detalhes do seu pedido e também o detalhe do pagamento realizado com seus créditos.

Apesar da extensa configuração, sua loja virtual ganha mais uma opção de pagamento e um incentivo através do cashback para que você consiga aumentar seu ticket médio nas vendas e faturar mais.

Últimas postagens:

Posts relacionados:

Loja Virtual WooCommerce – FRENET módulo de frete

Loja Virtual WooCommerce – FRENET módulo de frete

A operação de uma loja virtual implica também na distribuição dos produtos e o cálculo do frete é peça fundamental nesse processo. O frete, por muita vezes, é o fator determinante para a finalização de um pedido. Vamos aprender juntos como integrar seu WooCommerce com...

Loja Virtual WooCommerce – Etiquetas de Promoção

Loja Virtual WooCommerce – Etiquetas de Promoção

Etiquetas servem ao propósito de anunciar uma condição especial de algum produto e gerando mais interesse para seu cliente. Vamos ver neste tutorial como configurar as etiquetas promocionais utilizando a versão gratuita do WooCommerce Advanced Labels.Por padrão, o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *