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Saiba como identificar os erros comum durante o pedidos de clientes e como tratar esses erros

Quando começamos a operar com um e-commerce sempre encontramos a dificuldade de como fazer um atendimento adequado ao cliente referente a plataforma, pensando nisso separamos abaixo os 6 pontos que podem causar erro ao cliente durante uma compra online.

Erro de cartão de crédito

O erro no cartão de crédito, é bem frequente em comprar online e podem ser causados por diversos motivos, um desses motivos são:
-Cartão vencido
-Cartão sem limite
-Conta não aprovada por suspeita de fraude
-Digitação errada do número do cartão de crédito

Como orientar o cliente
A primeira orientação ao cliente é perguntar se o cartão de crédito que ele está usando está no nome da conta que ele criou na loja, caso não seja a compra pode estar sendo negada pelo sistema de antifraude do seu gateway.

Se a primeira orientação não se enquadra no caso do cliente vamos para a segunda orientação, perguntar para o cliente se ele conferiu os dados do cartão como número do cartão, validade, CVC (Código de Verificação de Cartão) e nome do cartão, caso ele não tenha conferido, solicite que seja conferido.

A terceira orientação é avisar o cliente que, se caso o cartão estiver vencido ou esteja sem limite a conta não será concluída, se esse for o caso de a opção para o cliente para finalizar a compra através de outra forma de pagamento, como boleto bancário ou transferência bancária.

Erro ao gerar boleto

O erro no boleto bancário, pode ser causado por informações errada ou inconsistente no momento do cadastro da conta na loja, como o boleto a bancário é registrado todas as informações do cliente são validadas antes que o boleto seja gerado, para verificar as informações do cliente e validá las veja nosso post abaixo mostrando como fazer para cada plataforma.
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente WordPress
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 1
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 2

Como orientar o cliente
Caso identifique o erro no cadastro do cliente faça a correção em sua plataforma de acordo com o post acima, informe o cliente para que ele tente efetuar a compra novamente utilizando o boleto bancário.

Erro em informações de cadastro

O erro em informações de cadastro, pode gerar muito transtorno ao tentar finalizar a compra tanto na hora de gerar o boleto bancário quanto no momento de fazer a cotação de frete do cliente no checkout através do Frenet, então a operadora da loja sempre deve garantir que as informações do clientes esteja correta e seja coerente, para isso disponibilizamos abaixo alguns posts que auxiliaram a atendente nesse processo.
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente WordPress
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 1
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 2

Como orientar o cliente
Caso identifique o erro no cadastro do cliente faça a correção em sua plataforma informe ao cliente qual informação será corrigida, caso o CPF, CEP, data de nascimento não seja coerente solicite ao cliente e insira o dado correto no cadastro, após isso, informe o cliente para que ele tente efetuar a compra novamente.

 

Problemas na internet

Problemas na internet do cliente também pode ser um dos fatores do erro na compra, em algum momento a internet do cliente pode ter oscilado e a página não carregou completamente ou no ato da finalização a página pode ter ficado congelada. 

Como orientar o cliente
Orientar o cliente para que tente reiniciar a conexão com a internet ou procurar outro ponto de internet para tentar finalizar a compra.

Erro ao aparecer forma de entrega

Esse erro é outro erro bem comum em compras online, é bem provável que o CEP cadastrado pelo cliente esteja errado, nesse caso a operadora mesmo pode conferir essa informação, veja abaixo os post referente a sua plataforma de como conferir essa informação. 
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente WordPress
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 1
Como conferir ou alterar os dados do cadastro do cliente Magento 2

Como orientar o cliente
Se você tiver corrigido os dados do cliente através do painel administrativo da plataforma, avise para que o cliente tente concluir a compra novamente, você terá a opção de pedir para que o cliente mesmo faça a correção do CEP antes de concluir a compra ou pela área do cliente.

Erro de cache desatualizado na loja

Após qualquer mudança simples na loja pelo painel administrativo o cache sempre deve ser atualizado, também após mudanças em estoque, preço, nome ou promoção de produto os índices da loja  devem ser re-indexado, isso pode gerar discrepância com o cache antigo da loja e o banco de dados da loja, então sempre mantenha-los atualizado quando possível, abaixo mostramos como fazer essa atualização de cache e índices em cada plataforma.
Como limpar Cache do WordPress utilizando o plugin WP Fastest Cache
Como limpar cache e reidexar links no Magento 1
Como limpar cache e reidexar catálogo, preços, clientes, lojas e links no Magento 2

Como orientar o cliente
Após a limpeza oriente que o cliente tente realizar a compra novamente.

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